Coisas da cozinha.

A Vaqueiro estava a preparar um desafio e lá fui eu meter-me. "Bolos". O que fui eu fazer? Um bolo húmido de canela e cacau. Gosto bastante do toque de canela, lembra-me um bolo que costumo comprar aquando da Romaria aqui em Viana. Só para curiosidade, vou deixar-vos a receita que fiz.



Ingredientes:

- 1 copo de farinha
- meio copo de açúcar
- 5 ovos
- 6 colheres de sopa de Vaqueiro líquida
- 1 colher de sopa de canela
- 1 colher de sopa de cacau
- 1 colher de chá de fermento

para a cobertura:
- 100gr de chocolate de culinária em tablete
- Vaqueiro líquida q.b.
- leite q.b.


Preparação:
Separar as gemas das claras.
Misturar as gemas com o açúcar, farinha, fermento, canela e cacau até obter uma mistura homogénea.
Bater as claras à parte e adicionar ao preparado anterior. Misturar tudo no sentido de baixo para cima, calmamente.
Colocar o preparado numa forma untada com manteiga e um pouco de farinha e levar ao forno a 180º.
Deixar aproximadamente 25min.

Para a cobertura:
Derreter o chocolate em banho-maria, adicionar manteiga e leite a gosto. Misturar tudo, deixar arrefecer um bocado e deitar por cima do bolo.
Colocar mais alguma forma de enfeite se desejar, como açúcar em pó.

Se alguém quiser experimentar como eu fiz, espero que goste do resultado!

2 comentários: